quinta-feira, 27 de setembro de 2007

WIKI e MOODLE: Recursos e Materiais para RVCC

Devido às necessidades crescentes de informação, debate, análise e reflexão sobre o processo RVCC, a Educação e Formação de Adultos, e sobre como construir recursos para estes projectos, o BLOG RVCC/NO irá colocar on-line, associado a este mesmo espaço, duas ferramentas de apoio e colaboração entre coordenadores, profissionais e formadores, assim como, adultos que frequentem o processo RVCC ou Cursos EFA Básico e Secundário.
O WIKIRVCC será um espaço colaborativo para a divulgação de conceitos, termos, análises, reflexões e estudos de investigação/resultados de implementação, dirigido essencialmente a coordenadores, profissionais, avaliadores e outros agentes ligados à Formação e Educação de Adultos.
O Espaço RVCC/MOODLE servirá para duas práticas essenciais:
a) A procura/partilha de instrumentos, recursos, modelos, documentos relacionados com o RVCC e Cursos EFA Básico e Secundário. Aqui, formadores, profissionais e outros agentes encontrarão inicialmente cerca de 120 exemplos de recursos para as áreas de competência-chave dos diferentes projectos, assim como, modelos de instrumentos de mediação, entrevistas de selecção e outros. Será um espaço de partilha de documentação feita em dois sentidos. Quer para aceder a modelos e exemplos de trabalho, como para, partilhar aqueles que podem ser partilhados com uma comunidade que se espera dinâmica.
b) Para aceder a formação/informação sobre práticas, metodologias, projectos e reflexões, nacionais e internacionais no âmbito das iniciativas de Educação e Formação de Adultos.
Os espaços referidos encontram-se em construção até à segunda semana de Outubro, data após a qual serão lançados aqui neste BLOG.
Pedimos desde já a todos aqueles que desejem colaborar que deixem um comentário sobre as áreas que gostariam de ver tratadas no WIKIRVCC e quais os documentos que consideram mais importantes colocar on-line para partilha no Espaço RVCC/MOODLE. Pedimos ainda, caso o queriam fazer desde já que, se tiverem documentos, metodologias, práticas e reflexões que queriam partilhar possam enviar email com indicação das mesma de forma a que as possamos colocar on-line nestes espaços. Informamos desde já que todos os documentos serão transformados para o formato pdf e estes estarão assim disponíveis no Espaço RVCC/MOODLE. Caso seja necessário enviar noutro formato os mesmo serão enviados após conhecimento do autor do documento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que se perspectiva alguma mudança, algumas resistências quase sempre inerentes estão presentes... seja por simples resistência, por receio, por não haver uma visibilidade prática e concreta dos "novos caminhos", etc...
Perante a recente implementação do nível secundário, creio que seria interessante um "espaço de reflexão" em torno do mesmo, enquanto assunto nuclear e tema aglutinador de grande parte das "preocupações", dúvidas e (in)certezas actuais, nomeadamente no que se refere a estratégias de operacionalização (a passagem da teoria à prática) e instrumentos que permitam atribuir visibilidade ao mesmo.

Anónimo disse...

Catardica theory is based on the fancy that the job is a means of enrichment of innate instincts. Sometimes non-standard due to games of fiction, acquisition, construction, predict tomorrow's child to adult resilience, using available means and within the limits imposed at hand mediu.Jocurile children and later as adults and provide to identity development.