terça-feira, 18 de setembro de 2007

Os Créditos do RVCC Secundário: O que são?

Devido a várias questões colocadas sobre o que são e como funcionam os créditos para conseguir obter um reconhecimento de competências ao nível do 12.º ano (RVCC Secundário) colocamos aqui algumas informações que pensamos possam dar algumas respostas.
Como se consegue o reconhecimento de competência para o 12.º ano?
O processo é similiar ao RVCC Básico, embora a exigência e as áreas sejam mais alargadas, assim como os conhecimentos a demonstrar exigem mais experiência e conhecimentos por parte dos adultos. O resultado é a criação de um dossier/portefólio com a clara evidência das competências indicadas nos referenciais para o nível secundário.
Em sede de júri de validação (onde estão presentes os formadores, tecnicos e um avaliador externo), o candidato apresenta e discute o seu portefólio, procurando evidenciar a detenção das competências-chave necessárias à obtenção da respectiva certificação. Espera-se que o candidato tenha percorrido e trabalhado 22 unidades de competência decompostas em 88 competências no conjunto das três Áreas de Competências-chave, mas obtenção de certificação de nível secundário não obriga a que sejam obtidos créditos em todas as 88 competências. A certificação de nível secundário é equivalente ao 12º ano do ensino secundário.
E como funcionam esses créditos?
São precisos 44 créditos para que o candidato obtenha um certificado através deste sistema. Os créditos são distribuídos pelas três Áreas fundamentais do Referencial: 16 na Área Cidadania e Profissionalidade (CP); 14 na Área Sociedade, Tecnologia e Ciência; e 14 na Área Cultura, Língua, Comunicação (CLC).
Certo. Mas a que equivale um crédito e como se consegue?
Cada unidade de crédito corresponde a uma carga horária de, aproximadamente 12 horas que poderá englobar períodos de entrevista/reunião com o (s) técnico (s) de RVC, auto-aprendizagem, formação formal, elaboração de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens, etc... Um crédito corresponde à produção de evidências numa das Competências-Chave inscritas nas Unidades de Competência em cada uma das três Áreas do Referencial.
Esperamos ter ajudado a responder a algumas questões que se levantam quando se pensa em fazer o RVCC Secundário.
Fonte: Nerga, Novas Oportunidades e ANQ.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom dia. Precisava mesmo destas informações. Sou formadora/ profissional de RVCC. o meu mail é mariaele0304@hotmail.com se desejar adicionar-me. Voltarei ao contacto. Obrigado