domingo, 9 de setembro de 2007

O/A Profissional RVCC: Novos desafios.

Com a integração do processo RVCC no programa Novas Oportunidades, os desafios colocados aos profissionais RVCC também se alteraram. Hoje, um profissional RVCC tem que ser uma pessoa que domina muito bem as opções existentes para a formação de adultos. Acima de tudo o seu papel é de orientação. Ajudar a determinar o perfil e qual o caminho adequado para cada um dos candidatos ao processo RVCC deve ser uma das funções principais. Dir-me-ão que as metas e as pressões impõem que muitos acedam a este meio de validar escolaridade sem terem reunido as competências mínimas em algumas áreas ou um perfil adequado. È aqui que penso que a importância do profissional RVCC é determinante. Tendo em conta as linhas mestras de cada CNO, assim como, os objectivos de cada um, deve o profissional RVCC apoiar o adulto indicando a necessidade de formação complementar, interna ou externa ao CNO. Em regra o lugar seria o da excelência. Isto é, se um candidato não tem perfil para RVCC não deve entrar em processo. Deverá ser indicado para um processo EFA ou qualquer outro caminho para obter a escolaridade desejada. No entanto, caso as normas e objectivos dos CNO não sejam as desse mesmo rigor e excelência, deve então o Profissional RVCC procurar estratégias, meios e procedimento de articulação para minorar as faltas no percurso/perfil do adulto face aos instrumentos e referências do processo RVCC.
E o trabalho hoje não acaba ai. Tão importante como o momento de enquadramento é o apoio na saída do adulto no processo. Vezes sem conta já reafirmei que este processo de RVCC só terá sucesso se efectivamente trouxer benefícios, oportunidades ou melhorias nas competências reais dos adultos. Para isso, não basta um certificado de 3.º ciclo ou secundário. É preciso que o profissional RVCC consiga indicar ao adulto meios, caminhos, estratégias para que este aproveite as oportunidades que se abrem à sua qualificação com um novo nível de escolaridade.
São estes alguns dos novos desafios dos profissionais RVCC. Difíceis de consolidar, mas importantes para os CNO e principalmente para os seus utilizadores principais: os adultos.

Deixe um comentário a este texto. Participe!

Sem comentários: