domingo, 2 de setembro de 2007

Escolher um Centro Novas Oportunidades

Hoje em dia, com a necessária e real apropriação pela sociedade do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) surgem novas questões a quem, por vontade, capacidade ou simplesmente necessidade procura um Centro Novas Oportunidades (CNO). Essas questões prendem-se essencialmente com o reconhecimento no mercado de trabalho ou a nível académico do resultado obtido num processo RVCC.
Aqui entram factores externos aos CNO. São eles a credibilidade do processo RVCC a nível político e nacional, a valorização da experiência numa sociedade ainda demasiado “escolástica”, a compreensão do que é realmente um processo RVCC e claro, a qualidade global de todos os CNO na implementação do Programa Novas Oportunidades.
Assim, penso que o adulto que deseje fazer um processo de RVCC deve:
a) Escolhe o CNO onde vai realizar o RVCC;
b) Informar-se junto do CNO de quais os resultados deste em termos de avaliação da qualidade do trabalho realizado.
c) Aferir qual o reconhecimento social do RVCC realizado num determinado CNO.
d) Questionar qual o apoio dado pelo CNO na orientação para a continuação dos estudo.
e) Analisar a forma como é “facilitado” o processo RVCC tendo em conta as orientações da ANQ.
f) Questionar os colegas ou adultos que já tenham realizado o processo RVCC no CNO sobre a qualidade do apoio dado à realização do reconhecimento de competências.
Acima de tudo cabe hoje ao adulto informar-se, avaliar e ponderar qual o reconhecimento que deseja para o seu processo de RVCC. Só assim pode também ele contribuir para o necessário elevar da qualidade do processo RVCC nos CNO. Urge diferenciar o bom trabalho do “facilitismo”.

Sem comentários: