quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Júri de Validação CNO da ETP de Sicó



O CNO – Centro Novas Oportunidades – da ETP Sicó certificou mais 26 adultos depois de decorrida a antepenúltima Sessão de Júri de Validação antes das férias de Verão, desta vez, no Centro Cultural de Ansião.
Vinte e seis foram os adultos que, depois de sensivelmente quatro meses de processo, se apresentaram a júri com o objectivo de verem certificadas as respectivas competências, adquiridas nos diferentes contextos de vida.
Na grande maioria residentes em Mogadouro, localidade onde decorreu o processo, estes adultos, entre nervos e ansiedade, conseguiram todos a validação para o nível B3, equivalente ao 9º ano de escolaridade.
Isabel Moniz, avaliadora externa deste Centro desde Junho, felicitou os candidatos pelo trabalho desenvolvido, destacando a existência de dossiers pessoais completos, ricos em experiência e em saberes.
Edite Ferreira, directora do Centro, encerrou a sessão com a referência à exigência e ao rigor que caracterizam este processo. Contrariamente ao que se possa pensar, referiu tratar-se de um processo que exige uma grande envolvência e dedicação do adulto, que só assim consegue atingir a certificação para o nível B3. Destacou ainda as diferentes oportunidades que através deste CNO estão disponíveis a partir de Setembro, desde a formação em diversas áreas ajustadas às necessidades de cada um, a implementação do RVCC de Nível Secundário e do RVCC – Pro. Fazendo jus ao ditado “aprender até morrer” salientou a aprendizagem ao longo da vida e deixou o desafio de continuarem a apostar na sua formação.

Sem comentários: