quarta-feira, 4 de julho de 2007

Os "Portfolios" Reflexivos (também) trazem gente dentro...

SÁ-CHAVES, Idália (2005). Os "Portfolios" Reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora.


Este livro é composto por dez capítulos que correspondem a dez percursos testemunhados por autores que utilizam os portfolios reflexivos como estratégia de formação. Trata-se, segundo Sá-Chaves, de uma estratégia de nova racionalidade subjacente a um paradigma crítico-reflexivo e ecológico na formação dos profissionais. Esta estratégia permitirá que os profissionais de educação respondam às situações de incerteza e de imprevisibilidade que caracterizam os seus contextos de trabalho e de vida.O livro é constituído por três partes distintas. A primeira parte corresponde aos cinco primeiros capítulos, que reflectem sobre a experiência do uso do portefólio na formação professores, desenvolvida em Portugal. A segunda parte aborda, igualmente, a temática do portfolio na formação de professores, desta vez, no Brasil. Finalmente a terceira e última parte, inclui dois capítulos que correspondem a três estudos inscritos na formação inicial e complementar.A temática desta obra inscreve-se numa perspectiva investigativa, onde os autores reflectem sobre a sua própria acção com vista à produção de conhecimento, deixando à consideração do leitor pressupostos, procedimentos e respectiva regulação supervisiva, vantagens e constrangimentos que foram encontrando, bem como as saídas que, simultaneamente, foram descobrindo.O livro fala-nos, portanto, da possibilidade de os profissionais de formação se transformarem em autores das suas práticas e não meros executantes e reprodutores de soluções, tendo em vista a resolução de problemas diários.

Sem comentários: