domingo, 3 de junho de 2007

Um livro, uma reflexão, muitos pensamentos: Pedido de Colaboração

Venho pedir a sua colaboração.
Estou a iniciar a elaboração de um livro sobre a Educação e Formação de Adultos, incidindo principalmente no processo RVCC e nas experiências vividas e assimiladas, bem como da reflexão sobre o processo que adultos e profissionais/formadores do projecto têm vindo a experimentar.

Assim, este livro que quero editar e publicar consistirá num colectânea de artigos sobre o RVCC e sobre a forma diferente de como cada um dos agentes envolvidos vê o projecto. Mais do que uma obra científica será uma obra reflexiva.

Assim, venho pedir a sua participação de todos os interessados. O que desejo é bastante simples. Dentro das lista dos temas que abaixo indicarei, gostaria que pudesse redigir o máximo de 3 a 5 páginas, a letra 12, times new roman, espaçamento 1,5, dando o seu contributo sobre a Educação e Formação de Adultos e o RVCC.

O texto, terá que ser original da sua autoria e centrar-se na sua reflexão sobre a importância e validade do projecto RVCC (ou não) e também reflectir a sua experiência no mesmo.

Os temas serão nos seguintes âmbitos:

a) A Educação e Formação de Adultos em Portugal.
b) O Sistema RVCC: Presente e Futuro.
c) As áreas de competência: Experiências e Metodologias.
d) Histórias de Vida: O inicio do processo RVCC.
e) A Qualidade do Processo RVCC em Portugal.
f) Os Adultos e as TIC.
g) A Qualificação dos Portugueses através do RVCC.

Quanto a datas e objectivos para o livro. Gostaria se fosse possível que os textos pudessem ser entregues (via email) até 31 de Julho ou o mais tardar até 8 de Setembro. Gostaria de conseguir lançar a obra ainda em 2007.

É claro que estará salvaguardado o direito de autor, assim como a percentagem nas receitas que o mesmo virá a ter de acordo com a legislação em vigor para as publicações escritas.

Os textos serão por mim analisados e aqueles que se encontrarem dentro do espirito da publicação serão contactados para dela fazerem parte com o prazo máximo de 15 dias após a recepção dos mesmos.

Este desafio aqui colocado espera ser, como todos os outros, um instrumento de reflexão sobre o processo RVCC e a Educação e Formação de Adultos em Portugal.

1 comentário:

Bruna A. Monteiro disse...

Bom Dia,

Estou neste momento a iniciar o meu processo de RVCC para o nivel secundario, num dos centros pilotos, ja que pelo que percebo, fomos dos primeiros a iniciar!
Gostava de contribuir para esta iniciativa, mas como sabe, ainda não tenho muito para analisar visto que estamo sa iniciar o nosso portfolio
De qualque maneira, vou enviar o texto pedido com o possivel, para compreender a opiniao de quem frequenta esta iniciativa
qualquer esclarecimento - nuna.smonteiro@gmail.com