terça-feira, 26 de junho de 2007

Um exemplo de sucesso...

O Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências/Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Arganil, dando cumprimento às directrizes da Agência Nacional para a Qualificação, no sentido de encaminhar os adultos que se encontram em processo de reconhecimento e certificação, para dar continuidade à sua aprendizagem, informa que a adulta Luísa Gaio, de 32 anos, natural de Sintra e a residir em Arganil, depois de ter terminado o seu processo de RVCC e ter obtido o certificado do 9ºano de escolaridade, neste centro, acaba de ser admitida no Curso de Turismo, Lazer e Património, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Tendo iniciado o seu processo de reconhecimento em Outubro de 2006 e concluído com aproveitamento em Abril de 2007, Luísa Gaio foi encaminhada pela sua técnica, Ana Filomena Amaral, para se inscrever nos exames de admissão à Universidade para os mais 23, os quais decorreram em Junho, primeiro a prova escrita de Língua Portuguesa, na qual obteve a classificação de 13 valores, seguida da entrevista, onde conseguiu a melhor nota, 18 valores, dando-lhe uma média final de acesso ao curso pretendido de 14 valores, ficando entre as quatro melhores notas. É de realçar que a adulta era a única a prestar provas certificada pelo RVCC, o que muito satisfaz toda a equipa técnico-pedagógica deste Centro Novas Oportunidades, porque é um exemplo do quanto se pode conseguir através desta modalidade de ensino não formal.
“Incontestavelmente, os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências prévias, actuam ao nível dos indivíduos e do colectivo e contribuem decisivamente para a (re)qualificação do capital humano, riqueza de que dependemos para o desenvolvimento da sociedade portuguesa”. (Agência Nacional para a Qualificação)

2 comentários:

A EQUIPA disse...

Olá!
No CNO da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, um dos utentes certificado em 2006 conseguiu nesse mesmo ano ser admitido no cuso de Ciências da Educação na Universidade da Madeira. Este ano, outros utentes se inscreveram para a realização das provas, mas de momento desconnhecemos os resultados.
É verdadeiramente um motivo de orgulho para os CNO. Embora o mérito recaia no trabalho desenvolvido pelo utente, estes casos dão legitimidade e reconhecimento ao nosso trabalho! Parabéns a todos os que conseguem ingressar no ensino superir e a nos fazer acreditar ainda mais que assim vale a pena!

Anónimo disse...

Parabéns ao Centro.
Parabéns à Adulta Luísa Gaio.
Como Formadora de MV de um CNO, fico muito contente com a notícia. Tenho a certeza que mais exemplos vão surgir pelo País...
Boa Sorte Luísa, para esta nova etapa da sua vida.
Um abraço

M Luz