sábado, 16 de junho de 2007

O que é a Validação de Competências?

«Esta etapa não deve compreender apenas a reunião de júri de validação mas sim todo o trabalho de preparação que envolve o profissional, formadores, adulto e avaliador externo. É uma espécie de "pré-validação" que, através da liderança do profissional, pressupõe as seguintes actividades:
1. Análise dos Dossiers pelo Profissional e Formadores;


2. Análise dos dossiers por parte dos adultos com a possibilidade de reformulação, acompanhada pelo Profissional;


3. Reunião com o grupo, com a participação do Profissional e dos Formadores para análise global do processo;


4. Análise do dossier pelo avaliador externo; e reunião entre este e o profissional com a participação dos formadores. ( Finalização do preenchimento das grelhas de apoio à validação ).


5. Reunião de júri final. (...)

O pedido de validação é feito voluntariamente pelo adulto embora possa resultar de um processo de discussão / negociação / concertação com o profissional de RVC e formadores. O pedido de validação é um acto crucial de reflexão e de auto-avaliação do adulto. Este deve confrontar-se com as evidências que reuniu no dossier e ter capacidade para verificar as unidades de competência que poderão ser objecto de validação. A validação é feita perante um júri de validação em que o adulto deve ter uma participação activa e defender o seu dossier pessoal. Pode haver necessidade, por solicitação do júri ou por iniciativa do adulto, de demonstrar algumas das competências perante o júri. Os resultados da sessão de júri permitem a certificação, a qual resulta da validação de todas as unidades de competência das quatro áreas de competências-chave. A certificação é um acto administrativo que consiste na confirmação das competências validadas pelo júri de validação em suporte próprio - a emissão do certificado.»
In: Site do CNO da Escola Marquês de Pombal

Sem comentários: