sábado, 30 de junho de 2007

O papel dos Centros Novas Oportunidades

O papel do CNO actualmente vai muito para além da actividade de RVCC. Hoje o CNO deve ser um centro de orientação estratégica, vocacional, profissional e qualificante para o adulto. Sabendo que existem metas para cumprir no processo RVCC, não podemos deixar de registar neste espaço que hoje, um profissional RVCC é, antes do mais, um orientador. E o CNO um local de encaminhamento para o percurso mais adequado para o adulto.
Imaginemos esta situação comum:
O Sr. José tem 39 anos e tem o 6.º ano do Ensino Básico. É empregado fabril. Tem seis ou 7 acções de formação profissional, técnicas e em função da sua profissão. Trabalha à 10 anos na mesma fábrica mas anteriormente tinha trabalhado em mais duas…
Estratégias: Ensino Recorrente por Módulos (Presencial ou não Presencial), RVCC, EFA, CET (que envolve a frequência do ensino secundário) ou Formação e qualificação suficiente para completar um referencial de formação no CNQ. Por estas vias pode fazer o 9.º ou 12.º anos. Ainda pode concorrer a um processo de +23 caso tenha perfil para tal.
Muito importante é conseguir uma boa triagem inicial quando o adulto se dirige ao CNO. O projecto Novas Oportunidades e mais do que isso, os adultos que confiam e confiaram nele o reconhecimento das suas aprendizagem dependem disto. Desta qualidade que emerge destas orientações. É preciso ver reconhecido não o processo RVCC isoladamente, mas o projecto Novas Oportunidades como uma alternativa credível, confiável e acima de tudo, reconhecida pelo mercado social e profissional.
Hoje, saber orientar é uma das mais importantes estratégias de sucesso para um CNO. É importante para não “castigar” o processo RVCC e para que o adulto encontre uma solução à sua medida e de acordo com o seu perfil profissional e pessoal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinto, estando no terreno como formadora de MV, que tem toda a razão. Saber orientar, mostrar ao Adulto uma solução à sua medida é fundamental. Uma solução realista, e que possa de facto fazer sentir ao Adulto, que valeu a pena contactar com aquele CNO. É este encaminhamento bem feito, que virá a ser determinante na qualidade e êxito do acompanhamento que o Adulto virá a ter. Os Adultos merecem e têm direito, a um acompanhamento sério, que deverá começar no primeiro contacto com o CNO que procurarem.
Obrigada pelas suas reflexões.

M Luz