terça-feira, 26 de junho de 2007

Aumento de Cursos Profissionalizantes

A oferta de cursos profissionalizantes regista um aumento substancial no próximo ano lectivo com cerca de 5000 cursos, mais 1700 do que no ano lectivo anterior, e o dobro do que em 2005/2006. Estas ofertas profissionalizantes, de nível básico e secundário, abrangem cursos de educação e formação (CEF), cursos profissionais, cursos tecnológicos e sistema de aprendizagem.
No ensino básico, os cursos de educação e formação de nível 2 praticamente duplicam passando de 1288, no ano lectivo de 2006/2007, para 2090, no próximo ano lectivo. A duplicação da oferta de CEF contribui, de forma decisiva, para dar resposta ao problema dos alunos que abandonam precocemente o sistema de ensino sem a escolaridade obrigatória e sem uma qualificação profissional.
Ao nível do ensino secundário, a oferta de cursos profissionais, que conferem dupla certificação escolar e profissional, vai aumentar para o dobro, no ano lectivo de 2007/2008, ultrapassando os 2000 cursos. A expansão da oferta de cursos profissionalizantes de nível secundário, que pretende contribuir para que nenhum jovem abandone este nível de ensino sem uma qualificação, é divulgada através da campanha de mobilização lançada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que tem como lema “Faz o Secundário Aprendendo uma Profissão”. Desta forma, os jovens adquirem uma qualificação profissional que lhes permite ingressar no mundo do trabalho e uma certificação escolar de nível secundário que lhes possibilita o prosseguimento de estudos, se assim o desejarem.

Sem comentários: