segunda-feira, 2 de abril de 2007

Certificações complementares que os CNO's podem oferecer.

ECDL
A ECDL é a Carta Europeia de Condução em Informática, a Carta de Condução para as Auto-estradas da Informação e Conhecimento!
A ECDL é uma certificação nas Tecnologias de Comunicação e Informação para utilizadores, que define rigorosamente as competências necessárias para uma participação eficaz e produtiva na Sociedade da Informação.
É um padrão reconhecido internacionalmente, que garante que o seu detentor possui os conhecimentos e aptidões necessárias para utilizar eficazmente as aplicações de computador utilizadas mais correntemente no mercado de trabalho.
A ECDL não é um curso de informática! É uma certificação composta por 7 exames em diferentes áreas da informática (ver conteúdos programáticos). A uniformidade e consistência dos exames ECDL, nos países aderentes, são garantidas pela ECDL Foundation, que define também os conteúdos programáticos a serem validados.

EUROPASS
O que é o Europass?
Se pretende inscrever-se num programa de ensino e formação, ou se está à procura de emprego ou de uma oportunidade para adquirir experiência no estrangeiro, é importante que as suas competências e qualificações sejam apresentadas de uma forma clara e facilmente compreensível.
O Europass é uma nova iniciativa destinada a ajudar o cidadão a:
apresentar as suas competências e qualificações de uma forma clara e facilmente compreensível em toda a Europa (União Europeia, EFTA/EEE e países candidatos);
favorecer a sua mobilidade na Europa.
O Europass consiste num conjunto de cinco documentos:
dois documentos (Curriculum Vitae (CV) Europass e o Passaporte de Línguas Europass) que o próprio cidadão pode preencher; e
três documentos (Europass-Suplemento ao Certificado, Europass-Suplemento ao Diploma e Europass-Mobilidade) preenchidos e emitidos pelas entidades competentes.
O Europass é apoiado por uma rede de Centros Nacionais Europass.
O Europass foi estabelecido pela Decisão n.º 2241/2004/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de Dezembro de 2004, que institui um quadro comunitário único para a transparência das qualificações e competências.

Sem comentários: